Coisas com as quais se irá deparar ao viajar sozinho

Ao aterrar sozinho num país que desconhece por completo vai, certamente, experienciar uma sensação de liberdade. No entanto, esta sensação de liberdade pode facilmente transformar-se em insegurança, ao aperceber-se que está num país estranho e apenas por sua conta.

A ausência dos seus amigos ou a falta de uma companhia para partilhar os mais variados momentos, vão obrigá-lo a guiar-se pelos seus próprios instintos, num processo que lhe vai permitir descobrir-se a si próprio e aprender a estar sozinho.

Qualquer que seja o destino escolhido, a experiência será, certamente, enriquecedora e o que vamos apresentar de seguida vai de certeza fazer parte dessa experiência.

Vai perder-se.

You Will Get Lost.

Até pode ter planeado a viagem e ter feito um mapa com cábulas ou recorrer à ajuda do Google Maps, mas apesar dos inúmeros esforços, vai acabar por perder-se. Quando isto acontecer, respire fundo e oriente-se. Perder-se enquanto viaja pode ser uma boa oportunidade para ficar a conhecer cafés emblemáticos, recantos escondidos  e agradáveis parques que poderia não ter oportunidade de descobrir, caso não se tivesse perdido.

Vai pôr em causa a sua sanidade mental.

You Will Question Your Sanity.

Vai chegar um momento em que irá ficar confuso, e tal pode acontecer quando o avião estiver a descolar, quando este aterrar ou até mesmo enquanto caminha pelo aeroporto. Vai pôr em causa a sua sanidade mental por viajar sozinho e vai tentar descobrir o porquê de esta ser uma boa ideia. Dê algum tempo. Viajar sozinho vai revelar-se uma experiência ímpar e irá mudar a sua vida.

Vai ter problemas com o dinheiro.

You Will Have Some Sort of Financial Mishap.

Vai trocar dinheiro e vai desconfiar do câmbio ou vai sair do hotel com menos dinheiro do que no dia anterior e vai descobrir que os seus dotes matemáticos estão em falta. O melhor conselho é tomar conta dos seus pertences bem como estar atento ao que o rodeia, sabendo que está a viajar sem a sua família ou amigos para o orientar. Nunca saia com todo dinheiro que trouxe consigo. Nunca troque todo o dinheiro aquando do seu regresso e leve apenas o que julga ser necessário para cada dia.

Fará algo inesperado.

You’ll Do Something Completely Unexpected.

Estando perto da fronteira de um país, guarde algum tempo para conhecer  esse mesmo país. Por vezes as viagens mais inesquecíveis são aquelas que resultam da espontaneidade do momento, e esta espontaneidade irá seguramente marcá-lo e proporcionar-lhe uma experiência incrível.

Vai apaixonar-se por outro viajante.

You’ll Fall for Another Traveler. Ao viajar cria-se um clima propício ao romance…  estar fora do seu país, o sotaque de um estranho atraente ou a partilha da mesma paixão de conhecer o mundo vai maravilhá-lo. No entanto conhecer alguém, nestas circunstâcias, pode ser um pau de dois bicos porque mais cedo ou mais tarde tem que regressar a casa e pôr um fim a essa “relação”

Vai estar sozinho.

You Will Get Lonely.

A solidão é um “mal” necessário para alguém que embarca nesta aventura, e, a qualquer momento, a solidão pode eventualmente “bater à porta”. Tal como todas as outras emoções experenciadas ao viajar sozinho, a solidão é apenas uma “cor no arco-íris” que deve ser compreendida. Vai encontrar uma força extra que o irá confortar, animá-lo e fazê-lo sorrir quando está sozinho.

Vai conhecer pessoas espetaculares.

tumblr_static_backpacker (1)

Seja um grupo de viajantes da América do Sul ou um escritor que procura descobrir a gastronomia local, ao longo desta experiência vai conhecer pessoas muito interessantes. Talvez vá trocar histórias enquanto se refresca ao beber uma cerveja e talvez partilhe conselhos com outros viajantes, na sala comum do seu hotel. No final do dia vai sentir-se inspirado e culturalmente mais rico por ter conhecido viajantes que consigo partilham a mesma paixão.

Vai questionar-se a si próprio acerca do que pretende.

You Will Revel In Asking Yourself “What Do I Want?”

Com as nossas vidas planeadas até ao último minuto e inundadas de responsabilidades e compromissos, a questão “o que é que pretendo?” pode ser uma questão pertinente para fazer a si próprio. Seja a resposta passar um dia num café, ir a um museu, contemplar a cidade, ou embarcar num ferry até ao Uruguai – a beleza de viajar sozinho é esta, a liberdade que tem de viver segundo as suas próprias regras.

Vai demorar até ter uma fotografia decente.

You Will Have a Hell of a Time Getting a Decent Picture.

Viajar sozinho vai fazer com que aprenda a tirar fotos a si próprio. Pode sempre pedir a alguém que lhe tire uma, mas algumas pessoas vão sentir-se pouco confortáveis. Ao fim do dia vai sentir-se orgulhoso com  as selfies que tirou com os braços abertos e em ângulos engraçados.

Vai valorizar-se mais.

You Will See Yourself in a New Light.

Talvez aconteça enquanto janta sozinho ou talvez o sinta ao notar que consegue fazer amigos com maior facilidade, mas vai haver uma altura em que se vai aperceber do quão forte pode ser ao estar dependente apenas de si. É uma descoberta reconfortante, saber que é mais inteligente, forte e mais confiante do que julgava ser. Viajar sozinho vai definitivamente revelar todas as suas facetas. Quando não existe mais ninguém para o ajudar, vai surpreender-se com a forma como se vai aproximar de pessoas que desconhece com facilidade, dar azo a uma conversa sem esforço e aventurar-se sozinho com orgulho.

 

Advertisements

10 Comments on “Coisas com as quais se irá deparar ao viajar sozinho”

  1. Hey! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.

    I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.

  2. Hey! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.

    I’m absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.

  3. Hi, I do believe this is an excellent blog. I stumbledupon it ;
    ) I’m going to return once again since i have
    bookmarked it. Money and freedom is the best way to
    change, may you be rich and continue to help others.

  4. Hi, I do believe this is an excellent blog. I stumbledupon it ;
    ) I’m going to return once again since i have
    bookmarked it. Money and freedom is the best way to
    change, may you be rich and continue to help others.

Comments are closed.