Cuidados básicos a ter com a pele

Numa altura em que uma apresentação cuidada é cada vez mais importante para se marcar a diferença, algumas rotinas de beleza têm-se vindo a tornar imprescindíveis, tanto para homens como para mulheres, e entre essas rotinas de beleza estão necessariamente alguns cuidados com a pele.

Com o ar das grandes metrópoles carregado de substâncias nocivas à camada epiderme, o aparecimento de acne, o aumento da oleosidade e o próprio envelhecimento da pele são consequências naturais de um estilo de vida mais stressante, e para combater isso, hoje o The Lux Life vai apresentar algumas dicas de cuidados básicos a ter com a pele, que deve utilizar no seu dia-a-dia.

Limpar a pele antes de dormir

Ao longo do dia, a pele está sujeita a diversos ataques, próprios do ambiente em que vivemos, e por isso é natural que depois de um dia cansativo a camada epidérmica precise de ser recuperada para fazer face ao desgaste sofrido. Tendo em conta que é durante o sono que acontece a renovação celular, torna-se crucial fazer a limpeza da pele antes de dormir, para que o processo de recuperação possa acontecer tranquilamente, já que se a pele estiver repleta de substâncias nocivas o processo de recuperação não será tão eficaz. Antes de ir para a cama não se esqueça então de lavar a cara e de aplicar um tónico facial para remover as impurezas.

Lavar a cara de manhã

Mesmo tendo lavado a cara antes de se ir deitar é importante repetir o processo de manhã, de forma preparar a pele para os estímulos de que será vítima ao longo do dia. Para o fazer deve utilizar sabonetes líquidos, pois os sabonetes de barra, ao estarem em constante contacto com o ar, acabam por ressecar e perder algumas das suas qualidades. Deve então aplicar o sabonete líquido na face, deixando atuar durante pelo menos um minuto para que a pele absorva as suas propriedades, enxaguando bem e secando ao de leve em seguida, para não irritar a pele.

Esfoliar a pele

A esfoliação é um dos cuidados mais importantes a ter com a pele, já que acelera a renovação celular, limpando a pele em profundidade e libertando-a das células mortas. Sendo assim é essencial escolher um produto que se adeqúe ao seu tipo de pele, recorrendo, se necessário a um dermatologista para que este o possa ajudar a fazer a escolha certa. O processo de esfoliação deve ser realizado pelo menos uma vez por semana.

Hidratar o corpo e a face

Se bem hidratada a pele consegue exercer a sua função de proteção, conseguindo evitar a entrada de micro-organismos, que em alguns casos podem conduzir a infecções. Por esse motivo, à semelhança do que acontece com a limpeza da pele, a hidratação é também um processo que deve ser feito diariamente, e preferencialmente após o banho, que é a altura em que os poros estão mais abertos, e portanto mais suscetíveis a absorver o produto. Neste processo deve também ter em atenção a escolha do produto certo para o seu tipo de pele, bebendo muita água ao longo do dia para se manter sempre hidratado.

Usar protetor solar

A exposição excessiva aos raios solares como todos sabemos tem efeitos nocivos para a pele, contribuindo para a sua irritação e envelhecimento, bem como para o aparecimento de manchas e até de doenças mais graves. Apesar de todos estes perigos  o uso de protetor solar continua a ser muito negligenciado pela maioria das pessoas, o que é um erro que deve a todo o custo evitar. Adquira então um protetor solar adequado à sua pele e aplique-o sempre que achar necessário.

 

 

Advertisements