Cuidados de beleza garantem melhores salários, diz estudo

Numa sociedade cada vez mais interessada na imagem e na apresentação, os cuidados com a nossa aparência deixaram de ser apenas uma forma de estarmos bem e de nos sentirmos bem connosco, para assumirem um papel preponderante em termos profissionais.

Há muito tempo que se ouve dizer que uma boa genética tem uma grande influência no salário e nas oportunidades de emprego, estimando-se que os indivíduos mais atraentes ganhem, em média, 20% mais do que os restantes, de acordo com estudos das Universidades de Chicago e da Califórnia. No entanto, pesquisas recentes, que acompanharam cerca de 15 mil pessoas durante 13 anos, provaram que esse efeito é praticamente anulado quando alguém menos atraente cuida bem da sua aparência, demonstrando um particular cuidado com a sua apresentação. Ou seja, a forma como se mostra ao mundo tem uma grande influência no ordenado que leva para casa.

Gráficos apresentados, pelo Washington Post, demonstram precisamente isso, revelando também que, nas mulheres, essa diferença entre quem dá mais e menos atenção à aparência é ainda mais significativa do que nos homens.

imrs

Como é possível observar nos gráficos acima apresentados, tanto para homens como para mulheres, o salário médio é mais elevado quando os cuidados que têm com a sua aparência são notórios, sendo que, em ambos os casos, uma pessoa mais atraente e menos bem arranjada ganha consideravelmente menos do que uma menos atraente mas bem arranjada.

Quanto às diferenças entre sexos, uma das justificações apresentadas pelos investigadores é de que as mulheres têm um maior leque de opções, quando se trata de cuidar da sua aparência, do que os homens. Assim, o que uma mulher veste e a forma como se maquilha na hora de ir trabalhar acaba por revelar muito mais da sua personalidade, da sua criatividade e do seu espírito aventureiro, do que no caso de um homem, que tem muito menos por onde inovar.

Outra das explicações, igualmente válida, é que as mulheres são muito mais julgadas e observadas do que os homens no dia-a-dia, aumentando, assim, a sua preocupação com a apresentação e a influência que a mesma tem na forma como os outros a veem.

De qualquer das formas, a lição a tirar é que uma pele bem cuidada (veja aqui dicas para ter uma pele saudável), um cabelo bonito e uma roupa bem conjugada podem fazer toda a diferença na sua carreira. Por isso, atreva-se e cuide de si!

 

 

 

 

Advertisements