Dez motivos pelos quais viajar o torna uma pessoa melhor

Ao acordar de manhã, já todos sentimos uma enorme necessidade de fugir,  de quebrar a rotina, deixar todos os problemas para trás, e simplesmente, embarcar numa viagem alucinante que nos faça sentir vivos. Quer seja um simples fim-de-semana na praia, ou um interrail pela Europa com a mochila às costas, a verdade é que viajar é daquelas experiências que consta em qualquer “Bucket List”, mas já parou para pensar em como, exatamente, viajar o ajuda a tornar-se uma pessoa melhor? Matthew Kepnes parou:

Em 2005, Nomadic Matt, como é conhecido, tornou os seus desejos realidade e resolveu deixar tudo para trás. Depois de uma viagem para a Tailândia que lhe abriu novos horizontes, mudando completamente a sua forma de ver a vida, este americano, que até então, trabalhava num cubículo e tinha duas semanas de férias por ano, “como a maioria dos americanos”, decidiu deixar o seu trabalho,  terminar o MBA que estava a frequentar, e viver eternamente na estrada.

Desde então Matthew já escreveu diversos livros, com muitas dicas de viagens, que se têm tornado numa espécie de manual do viajante. Por muitos questionado sobre como viajar o tem mudado, Matt optou por aprofundar essa questão, criando uma lista de dez motivos pelos quais viajar o torna uma pessoa melhor. E como não poderia deixar de ser, o The Lux Life vai apresentar-lhe os pontos mencionados nessa lista, para que possa decidir por si próprio se realmente vale a pena deixar tudo para trás e lançar-se à descoberta do mundo.

couples-travel-together-1

1# … mais sociável

Quando se está num sítio novo, onde não se conhece ninguém, torna-se imprescindível o desenvolvimento das nossas competências sociais. Aprendemos a fazer amigos, a conversar com estranhos e tornamo-nos incríveis contadores de histórias. “Quando eu comecei a viajar era um pouco introvertido e não me sentia confortável ao abordar pessoas que não conhecia, não conseguia desenvolver uma conversa. Agora consigo falar com qualquer pessoa como se a conhecesse há anos, é indescritível”, refere Matthew.

2# … melhor na arte de conversar

Viajar não o faz sentir apenas mais confortável na hora de falar com estranhos, mas torna-o também melhor nisso. Quando se cria a rotina de conversar com pessoas diferentes, chega-se a um ponto em que aborrece estar sempre a ter o mesmo tipo de conversa e a fazer as mesmas perguntas chatas. A partir daí, não interessa de onde as pessoas vêm, para onde vão ou há quanto tempo estão a viajar, o importante é ficar a conhecê-las realmente. “Ao lidar com tantas pessoas você desenvolve a arte da conversa fiada e aprende a fazer perguntas realmente interessantes, aquelas que importam e que te dizem algo sobre a pessoa”.

3# … mais confiante

Ao viajar, vai ter a oportunidade de visitar sítios incríveis e, provavelmente, vai experimentar coisas que nunca pensou ter coragem para experimentar. “Você viajou pelo mundo, escalou o Monte Evereste, mergulhou na Grande Barreira de Corais, jantou com uma rapariga lindíssima em Paris, andou sozinho à descoberta de cidades desconhecidas e ultrapassou o seu medo de alturas, em suma, fez coisas incríveis.  Como é possível duvidar das suas habilidades e não se tornar mais confiante?”. A verdade é que durante uma viagem as aventuras vão-se sucedendo e, à medida que as vai ultrapassando, a tendência será para se tornar mais confiante, sentindo que nada o pode parar e que vai conseguir atingir qualquer objetivo a que se proponha.

46-incredibly-useful-safety-tips-for-women-travel-2-18818-1467928629-2_dblbig

4# … mais adaptável

Desde vôos perdidos, a autocarros avariados, atrasos, curvas erradas, que o levam a um sítio que nem fazia ideia que existia, e gastronomia que o vai fazer desejar nunca ter saído do seu país, muitos serão os imprevistos com que terá de lidar ao viajar. A boa notícia é que, nas viagens, os imprevistos vão ser tão recorrentes que vai acabar por se adaptar facilmente às mudanças de planos. Passado um tempo, deixa de ficar irritado ou aborrecido, simplesmente altera os planos e segue em frente. “A vida coloca-nos obstáculos e nós passamos por eles como se nada fosse. Porquê? Porque viajar nos dá a sensação de que somos incríveis e isso é tudo o que precisamos para o sermos”.

5# … mais aventureiro

Quando você se torna mais confiante em relação a si próprio e àquilo que consegue fazer, a vontade de arriscar e de fazer coisas novas passa a ser uma constante na sua vida. O medo deixa de o impedir de fazer o que quer que seja, tornando-se, pelo contrário, um incentivo para correr esse risco. “Um dia fui a Austin, no Texas, e apesar de não gostar de comida picante, resolvi experimentar a pimenta mais picante do mundo. Porquê? Porque eu queria. Qual é a finalidade da vida, se não sair da sua zona de conforto? Detestei o sabor e a minha boca ficou a arder durante imenso tempo, mas voltava a fazer tudo de novo”.

6# … mais descontraído

Não se engane. Numa viagem, por mais experiente que possa ser, os erros vão acontecer, mas você vai aprender com eles, tornando-se uma pessoa mais descontraída e relaxada. Se há coisa que viajar lhe consegue ensinar é que no final tudo acaba por resultar, por isso não vale a pena preocupar-se em demasia com os erros que cometeu. Lide com eles, siga em frente, e deixe-se levar pelos momentos.

7# … mais sexy

Se o stress provoca envelhecimento, os dias na estrada, longe de tudo aquilo que conhece e dos seus problemas, vão ajudá-lo a combater esse processo natural. Tornar-se-á mais confiante e isso acabará por se refletir na sua aparência e na forma como os outros o vêem. Mesmo que chegue a casa mais cansado do que quando partiu, viajar ajudá-lo-á a sentir-se como novo, e no fim vai sentir que ganhou anos de vida.

nomad-660x420

8# …mais esperto

A não ser que você aproveite a viagem para dormir, embebedar-se, acordar de ressaca e repetir tudo no dia seguinte, viajar vai ensinar-lhe muito sobre o mundo e sobre a natureza humana, em geral. Aprenderá histórias de vida, conhecerá locais misteriosos e factos curiosos sobre lugares com que muitos apenas conseguem sonhar. Resumidamente, você vai aprender a ver o mundo de uma outra forma, adquirir uma outra perspetiva acerca do comportamento das pessoas  e isso é um conhecimento que não tem preço e só pode ser obtido através da experiência.

9# …menos materialista

Na estrada, vai aprender o que é realmente importante na vida, apercebendo-se de que a maioria dos bens materiais que tanto desejamos não são realmente necessários para se ser feliz. “Quando regressar vai sentir-se um minimalista, simplesmente porque sabe aquilo de que precisa e não precisa para viver. Vai perceber que o materialismo característico desta sociedade não faz qualquer sentido e que o que interessa verdadeiramente são as relações humanas. Como se costuma dizer: quanto mais você possui, mais essas coisas possuem você”.

10# …mais feliz

Quando viaja torna-se uma pessoa mais confiante, mais extrovertida, capaz de superar qualquer adversidade e de se adaptar a qualquer situação. Vai sentir que sabe aquilo que quer e aquilo de que precisa, e vai saber como o conseguir.Vai saber mais sobre o mundo e sobre tudo o que o rodeia, vai experimentar coisas novas e ter histórias incríveis para contar e, tudo isso, irá contribuir para a sua felicidade.

family-tour

Tendo isto em consideração, comece já a planear a sua próxima viagem, não deixando de aproveitar ao máximo cada momento que essa viagem lhe proporcionar!

 

Advertisements

8 Comments on “Dez motivos pelos quais viajar o torna uma pessoa melhor”

Comments are closed.