Empreendedores lendários : O que aprender com eles?

“O ídolo é uma figura que nos inspira a chegar tão longe quanto ele.” Partindo desta premissa de John Lennon, o The Lux Life vai apresentar-lhe hoje algumas lições de empreendedorismo que  pode conhecer através da história de cinco figuras lendárias, e que deve ter sempre bem presentes na memória. Lembre-se que os ídolos de hoje foram os admiradores de ontem e deixe-se inspirar por nomes como Steve Jobs e Ralph Lauren, começando já hoje a trilhar o seu caminho para o sucesso.

Steve Jobs 

jobs-jpg

Sendo provavelmente um dos homens mais influentes das últimas décadas, com a criação de inúmeros produtos que dominam o mercado de hoje em dia e revolucionaram a nossa forma de interação com a tecnologia (Macbook, iPhone, iPod…), Steve Jobs é uma figura incontornável do mundo do empreendedorismo, tendo criado até à data da sua morte, em 2011, uma fortuna estimada em 10 mil milhões de euros.

Mas se pensa que o caminho para lá chegar foi fácil desengane-se. O criador da Apple passou por inúmeras dificuldades até atingir o sucesso, chegando inclusivamente a ser despedido da sua própria empresa. Segundo o próprio, as dificuldades apenas fortaleceram o seu desejo de triunfar, sendo  sua fortuna o resultado de muito esforço, dedicação, e acima de tudo paixão pelo seu trabalho e pela ideia que tinha desenvolvido.

“O trabalho preenche grande parte das nossas vidas, e a única maneira de fazer um bom trabalho é gostando realmente daquilo que se faz. Se ainda não conseguiu encontrar isso, continue à procura. Não desista e não se acomode, você saberá quando encontrar.”

Phil Knight

LG8N0729

Com uma fortuna avaliada em 26,8 mil milhões de dólares em 2017, segundo a revista Forbes, Phil Knight é um dos homens mais bem sucedidos do mundo e o co-fundador da gigante americana, Nike. E é precisamente o mítico slogan desta empresa “Just do it”, que reflete a filosofia e a forma de pensar do seu criador, que sempre se caracterizou pela sua vontade de arriscar e de deixar a sua zona de conforto, aventurando-se por caminhos desconhecidos sempre sem medo de errar.

De acordo com Phil as pessoas que são bem sucedidas não são as que erram menos, mas sim as que erram muito, já que os erros as obrigam a mudar e a aperfeiçoar aquilo que estão a fazer.

O sucesso de Knight explica-se então por esta sua forma de ver a vida e pela sua capacidade para perceber a importância de um negócio se ir adaptando, indo à procura do crescimento e da inovação. “O mundo dos negócios é uma guerra sem balas”, e para se ter sucesso é preciso errar e tentar uma e outra vez.

David Ogilvy

ogilvy

Se o mundo da publicidade está cheio de figuras que alteraram o jogo e mudaram a forma das pessoas verem o mundo e aquilo que as rodeia, nenhuma figura fez isso tão bem como David Ogilvy, considerado por muitos o pai da publicidade, sendo o fundador de uma das mais famosas agências de publicidade do mundo, a Ogilvy&Mather.

De acordo com David o êxito das suas campanhas prende-se com o seu intenso trabalho de pesquisa acerca dos hábitos dos consumidores, que lhe permitia compreender as necessidades dos outros e despertar nas pessoas o desejo de adquirir determinado produto. “Trabalho duro nunca matou ninguém”, dizia, orgulhando-se do facto de ter lido todos os livros de publicidade existentes no mercado.

Segundo o seu biógrafo, a grande razão do seu sucesso foi ter colocado uma enorme dose de dedicação e de energia em tudo o que fazia e a sua intolerância à preguiça, que o tornou numa pessoa bastante dinâmica e trabalhadora que nunca deixava nada ao acaso. Todas as suas decisões eram baseados em conhecimento.

Walt Disney

3e43403e210fa0e5d57df0432f523093

A Disney, detentora da Marvel, do canal ESPN, da emissora ABC, da Pixar, da franquia Star Wars, de 14 parques temáticos espalhados por todo o mundo e obviamente dos Estúdios Disney, é uma das empresas de maior sucesso de todos os tempos, e tudo isso começou com um homem, Walt Disney, para quem o caminho foi tudo menos fácil.

O primeiro estúdio que criou faliu, e na sua segunda tentativa o fim não foi muito melhor, já que Walt criou uma personagem de sucesso, Oswald the Lucky Rabbit, que lhe foi retirada devido a um contrato obscuro que havia assinado. Mas o empreendedor nunca desistiu apesar de todos os obstáculos (a maioria da sua equipa abandonou-o),  dedicou-se ao máximo para tornar a sua visão realidade e acabou por criar o Mickey Mouse.

“A diferença entre perder e ganhar, em geral, é nunca desistir”, refere.

Ralph Lauren

20161011watches_lp_hero

Toda a gente conhece a famosa marca de roupa desenhada por Ralph Lauren, mas poucos sabem a sua história. Nascido numa família pobre de imigrantes judeus no Bronx, em Nova Iorque, era no cinema que Ralph se afastava da sua modesta realidade, deixando-se fantasiar pelas personagens interpretadas por atores como Gary Cooper e Cary Grant, que lhe despertaram o desejo de atingir um determinado estilo de vida.

E foi com isso em mente que Ralph Lauren construiu um império da moda do zero, assumindo-se como uma das personalidades mais influentes, não só no mundo da moda, mas como na sociedade em geral.

Com a sua máxima “eu não desenho roupas, eu desenho sonhos”, percebemos a importância da inspiração e da criatividade para um empreendedor, independentemente da área de negócios.

 

Advertisements