Evite a acne seguindo estes dez conselhos

Nos dias que correm ter uma apresentação cuidada e agradável é, sem dúvida, um excelente cartão de visita, quer em termos profissionais quer no mundo das relações sociais. As primeiras impressões são difíceis de apagar, pelo que não deve prescindir de cuidar de si e da sua aparência, prestando atenção a todos os detalhes que a podem influenciar. A acne é um dos problemas que mais pode afetar o nosso aspeto e, ao contrário do que muitos podem pensar, não é um problema exclusivo da adolescência, sendo que cerca de metade das pessoas, entre os 20 e os 30 anos, continuam a sofrer dessa doença. Mas se acha que a acne apenas afeta a imagem, desengane-se. Ansiedade, diminuição da autoestima e, em casos extremos, depressão e pensamentos suicidas são consequências que não são visíveis na pele, mas que deixam marcas bem profundas.

Para o ajudar a combater esse problema, o The Lux Life, depois de lhe ter mostrado os principais cuidados a ter com a pele, vai apresentar-lhe 10 hábitos que podem estar a causar a sua acne, sem que dê conta, e que deve alterar. Não perca e comece já a combater esta doença.

pele-saudavel-dicas-dermatologista

1# Lave frequentemente a fronha das almofadas

Noite após noite, as fronhas das almofadas vão acumulando bactérias, sujidade, oleosidade e suor só pelo simples facto de dormirmos nelas. Sendo assim, é aconselhável que pelo menos uma vez por semana troque de fronhas, colocando as outras para lavar.

2# Evite tocar na cara a toda a hora

Por mais vezes que lavemos as mãos durante o dia, torna-se complicado evitar o acumular de bactérias, germes e sujidade devido ao constante contacto que temos com os mais variados objetos. Por esse motivo, torna-se crucial evitar tocar na cara para que as bactérias, e a sujidade acumulada, não sejam transferidas para a sua face.

3# Tome banho imediatamente depois de fazer exercício

Ao fazer exercício, o corpo automaticamente aumenta a produção de oleosidade, à medida que vamos suando, e isso, juntamente com os germes e as bactérias presentes no ginásio, pode agravar o problema da acne. É, então, muito importante que tome banho logo depois de sair do ginásio, utilizando de preferência produtos anti-bacterianos.

4# Não lave demasiadas vezes a cara

Quando as borbulhas e os pontos negros começam a aparecer, a tendência é sempre lavarmos a cara uma e outra vez, na esperança que isso acelere o processo de regeneração e ajude a eliminar as borbulhas. No entanto, o que acontece é precisamente o contrário. Ao lavarmos muitas vezes a cara vamos danificar e promover a secura da pele, fazendo com que o organismo aumente a produção de oleosidade, estimulando o aparecimento de acne. Lavar a cara duas vezes ao dia é mais do que suficiente.

5# Evite o acne friccional

Algumas pessoas têm ataques severos de acne nas costas e em outras zonas do corpo, causados pela fricção de roupas demasiado justas, o que juntamente com o suor provoca o aparecimento de borbulhas. O melhor exemplo deste tipo de roupa são as leggings e a maioria da roupa usada no ginásio. Desta forma, é essencial trocar de roupa mal tenha oportunidade.

6# Use o produto correcto para o seu tipo de pele

Um dos maiores problemas no combate à acne, é que muitas pessoas usam produtos que não se adequam ao seu tipo de pele, não obtendo, por isso, os resultados esperados. Há cinco tipos diferentes de pele (normal, seca, oleosa, mista e sensível), sendo crucial que perceba qual o seu tipo, de forma a poder escolher corretamente o produto a utilizar, aumentando as suas hipóteses de acabar com a acne.

7# Não esprema as borbulhas com as mãos sujas

A maioria de nós tem o hábito de espremer borbulhas, mas o problema é que muita gente se esquece de lavar as mãos antes de o fazer, promovendo o contacto das borbulhas com sujidade e bactérias. Assim, a borbulha que já estava a desaparecer, vai muito provavelmente voltar a infetar, pelo que deve evitar a todo o custo este procedimento.

8# Evite o contacto do cabelo com a pele

Para quem já tem problemas com acne, usar cabelo comprido, muitas vezes cheio de produtos e de oleosidade, pode revelar-se bastante prejudicial, quando em contacto com a pele. Por conseguinte, é aconselhável adaptar o seu penteado, de forma a evitar esse mesmo contacto, mantendo a pele saudável. Ao dormir prenda o cabelo para que este não lhe caia para o rosto.

9# Utilize cremes hidratantes

Após a lavagem da cara é essencial hidratar bem a pele, já que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o processo de hidratação é essencial para evitar a produção de oleosidade, que é promovida precisamente pela secura da mesma. Assim, para controlar o aparecimento de acne deve introduzir na sua rotina diária o uso de um bom hidratante.

10# Ao usar óculos certifique-se que limpa bem as armações

Quem usa óculos já deve ter que reparado que a zona da face em contacto com as armações tem tendência a ficar mais oleosa, daí ser bastante importante que as limpe frequentemente, de forma a diminuir essa tendência.

Man touching his face after shaving

 

 

 

 

Advertisements

2 Comments on “Evite a acne seguindo estes dez conselhos”

Comments are closed.