Guia turístico : 15 estádios de futebol a visitar pelo mundo

Se é apaixonado por futebol e gosta de viajar, este artigo é para si.

Hoje, no The Lux Life, decidimos aliar a paixão pelas viagens com a paixão pelo desporto rei e compilámos uma lista com 15 estádios que não poderá deixar de visitar. Acompanhe-nos ao longo desta lista, e à primeira oportunidade não hesite em viajar e ficar a conhecer qualquer um destes estádios.

Allianz Arena

Situado em Munique, na Alemanha, o estádio do colosso Bayern de Munique tem uma capacidade de cerca de 75024 espectadores.

A sua construção teve início em 2002, e 3 anos e 340 milhões de euros depois, deu-se a cerimónia de inauguração do Allianz Arena, a 30 de maio de 2005.

Se quiser fazer uma visita ao estádio, e ter acesso à exposição do clube, terá de desembolsar cerca de 26 euros.

allianz arena.jpg

Camp Nou

Com uma capacidade de cerca de 99786 espectadores, o estádio do Barcelona, situado em Espanha, nessa mesma cidade, foi inaugurado a 27 de Setembro de 1957.

Antes do Camp Nou, o Futból Club Barcelona teve dois outros estádios, tendo esse facto motivado o nome de Camp Nou (campo novo).

Para fazer uma visita ao estádio e museu do clube, terá de pagar 25 euros.

wallup.net

 

Estádio da Luz

Situado em São Domingos de Benfica, Lisboa, Portugal, o Estádio da Luz pertence ao atual tricampeão português, Sport Lisboa e Benfica.

Com uma capacidade de cerca de 66147 espectadores, o estádio foi construído em 2003, tendo sido inaugurado em 25 de Outubro desse mesmo ano, com um Benfica vs Nacional, que os encarnados venceram por 2-1. O estádio custou cerca de 119 milhões de euros e foi construído para ser o palco da final do Euro 2004. A Luz foi também o palco da final da Liga dos Campeões, em 2014, que opôs o Real Madrid ao Atlético.

Para se visitar o museu e o interior do estádio, com acesso aos balneários e sala de imprensa, terá de se pagar 15 euros.

getimage

Juventus Stadium

Como o próprio nome indica, este estádio pertence à pentacampeã Juventus, e fica situado em Turim, Itália.

Tem capacidade para 41475 mil espectadores e foi construído entre 2008 e 2011, por um valor a rondar os 100 milhões de euros. A sua inauguração aconteceu a 8 de Setembro desse mesmo ano.

Com uma arquitectura contemporânea que destoa de alguns dos locais mais emblemáticos de Turim, é possível fazer uma tour pelo estádio e pelo museu por apenas 22 euros.

Inaugurazione del nuovo stadio della Juventus

Old Trafford

Situado em Manchester, Inglaterra, este mítico estádio pertence ao Manchester United e tem capacidade para 75643 mil espectadores.

Construído em 1909, teve um custo de cerca de 40 milhões de libras, o que corresponde a aproximadamente 47 milhões de euros. Foi inaugurado a 19 de Fevereiro de 1910.

Sendo um dos estádios mais emblemáticos do Mundo, o Old Trafford combina uma faceta mais clássica, com um toque de elegância e modernidade, e por apenas 22 euros pode garantir uma excursão pelo estádio e pelo museu do clube.

old-trafford

Santiago Bernabéu

Apelidado de Santiago Bernabéu devido ao jogador que dedicou toda a sua vida ao clube da casa, o estádio do Real Madrid localiza-se como o nome indica, em Madrid, Espanha e tem capacidade para 81044 mil espectadores.

A construção do Bernabéu iniciou-se a 2 de outubro de 1944, tendo sido inaugurado apenas três anos depois, a 14 de Dezembro de 1947, numa partida que envolveu um clube português, o Belenenses.

As visitas ao estádio podem ser feitas por um valor a partir dos 18 euros, e dão direito a uma tour pelo estádio, com acesso a balneários, sala de imprensa, loja oficial e tribuna de honra.

santiago bernabeu.jpg

Signal Iduna Park

Situado em Dortmund, na Alemanha, este estádio pertence ao Borussia Dortmund e tem uma capacidade de cerca de 81359 mil espectadores.

Foi construído entre 1971 a 1974, mas foi sujeito a várias remodelações nos anos de : 1992,1995-1999, 2002-2003 e 2006. Ao todo o estádio custou cerca de 200 milhões de euros.

Foi inaugurado a 2 de abril de 1974, numa partida que envolveu o TBV Mengede e o VTB Waltrop.

O Signal Iduna Park é famoso pelo fantástico ambiente criado pelos adeptos do Borussia que todos os jogos enchem o estádio, criando a mítica parede amarela, que impressiona todos os amantes de futebol.

signal iduna park.jpg

Wembley Stadium

Este mitico estádio inglês, situa-se em Wembley, Grande Londres e pertence à seleção inglesa.

Tem capacidade para cerca de 90 mil espectadores e foi construído entre 2003 e 2007, depois da demolição do antigo Wembley que havia sido inaugurado em 1923. A partida inaugural do novo Wembley foi jogada em Março de 2007.

Sendo o palco das finais das competições internas em Inglaterra, este estádio é aquele em que todos querem jogar, tendo tido um custo total de 798 milhões de libras, ou seja, 940 milhões de euros. Em todos os seus 94 anos de história Wembley foi o palco de sete finais da Liga dos Campeões, tendo a mais recente ocorrido em 2013.

wembley-stadium

 

Giuseppe Meazza

O estádio Giuseppe Meazza ou San Siro, pertence as rivais AC Milan e Internazionale.

Está situado em Milão, Itália, e tem capacidade para 80018 mil espectadores. Foi construído entre 1925 e 1926, e foi inaugurado a 19 de Setembro de 1926 com um derby entre os proprietários do estádio.

Custou cerca de 5,893,590 milhões de euros.

O estádio pertencia apenas ao Ac Milan e só em 1947 é que o Inter começou a jogar neste estádio. Em 1980, o estádio apelidado de San Siro foi rebatizado, passando-se a chamar de Giuseppe Meazza,  ídolo de ambas as claques, que foi morto um ano antes.

Para visitar San Siro e a Casa Milan terá de pagar 59 euros. Este preço engloba transporte de ida e volta, bilhete para estádio e museu, acesso à Casa Milan e ainda uma lembrança.

san-siro

 

La Bombonera

La Bombonera como é mais conhecido, o estádio Alberto Jacinto Armando, está situado em Buenos Aires, Argentina, no Bairro de La Boca e pertence ao Boca Juniors.

Tem capacidade para cerca de 49 mil espectadores e o seu nome homenageia o seu ex-presidente e empresário do clube.

Foi construído entre os anos de 1938 e 1940, e foi inaugurado a 25 de maio de 1940 com uma partida entre o Boca e o San Lorenzo, em que a equipa da casa venceu por 2-1.

Se deseja visitar este estádio, terá de pagar cerca de 110 pesos, ou seja, cerca de 7 euros e terá uma visita guiada ao estádio e museu, com direito a um guia inglês ou português.

la_bombonera-_-_panoramio

Emirates Stadium

Localizado em Londres, este estádio que pertence ao Arsenal, tem capacidade para 60361 mil espectadores e é o 3º maior estádio de Inglaterra.

Foi inaugurado a 22 de Julho de 2006, numa partida entre o Arsenal e o Ajax, em que os Gunners venceram por 2-1.

Se quiser visitar o estádio terá de pagar cerca de 17,50 libras,  o que se traduz em aproximadamente 20 euros. Terá acesso a balneários, sala de imprensa e museu.

 

emirates-stadium

Stadio Olimpico 

Localizado em Roma, este estádio pertence aos rivais italianos Roma e Lazio.

Tem capacidade para 73261 mil espectadores e foi construído em 1928, tendo a sua inauguração acontecido a 17 de maio de 1953.

O estádio Olímpico de Roma é um dos mais emblemáticos do mundo do futebol, mas Infelizmente não há visitas guiadas ao estádio, pelo que apenas a aquisição de um bilhete para um jogo lhe permite o acesso ao seu interior.

stadio-olimpico-roma

Moses Mabhida Stadium

Talvez o menos conhecido nesta lista, este estádio situa-se em Durban, África do Sul, e tem capacidade para cerca de 70 mil espectadores.

Com um custo de 412,551,000 milhões de euros, este estádio foi inaugurado em 2009, e foi construído a pensar no Mundial 2010, que aconteceu nesse país.

O seu nome homenageia Moses Mabhida, um dos grandes nomes sul-africanos da luta contra o Apartheid. O seu desenho arquitetónico faz lembrar a bandeira da África do Sul e o arco representa a união do país.

moses-mabhida-stadium

Anfield Road 

Localizado em Liverpool, Inglaterra, este estádio que agora pertence ao Liverpool FC, foi antes propriedade do seu rival Everton.

Tem capacidade para cerca de 54 mil espectadores e foi construído em 1884.

A sua inauguração aconteceu a 28 de Setembro de 1884 mas o atual proprietário, ou seja, o Liverpool FC, só se estreou em Anfield a 1 de Setembro de 1892. O estádio é famoso pelo ambiente criado pelos adeptos, que todos os jogos em casa entoam o impressionante “you’ll never walk alone”, criando um espetáculo dentro do próprio espetáculo.

Para visitar o Estádio e o museu terá de desembolsar cerca de 30 euros.

anfield road.jpg

Maracanã

Por último, mas não menos importante, este mítico estádio do futebol está localizado no Rio de Janeiro, Brasil e tem capacidade para 78838 mil espectadores. O Maracanã foi construído entre 1948 e 1950, tendo sido inaugurado a 16 de junho desse mesmo ano. Custou cerca de 1.5 biliões de reais ou seja 455,127,000 milhões de euros.

Este estádio vai ficar para sempre ligado ao jogo entre Brasil vs Uruguai em 1950, a contar para a final do Mundial, em que o Brasil perdeu em casa por 2-1.

Para visitar o Maracanã, tem de se pagar cerca de 40 reais ou seja, cerca de 13 euros, com direito a visitar balneários e sala de imprensa.

Este estádio pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e já foi remodelado algumas vezes, tendo a última remodelação ocorrido entre 2010 e 2013, por causa do Mundial de 2014, disputado no Brasil.

maracana-stadium-brazil-wallpapers-hd-e1400693205413

De fora desta lista ficam estádios como o Estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto,  o Estádio Azteca, no México, ou o Soccer City, na África do Sul.

Que estádios acrescentava ou trocava nesta lista? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

 

 

 

Advertisements

3 Comments on “Guia turístico : 15 estádios de futebol a visitar pelo mundo”

  1. O “Ninho de pássaro” de Pequim, sem dúvida. E já agora o do Sporting, para que os turistas que visitam Lisboa saibam porque motivo ele é conhecido como o WC!

Comments are closed.