Soares : O que é que ele trouxe ao Porto?

O mercado de Inverno não trouxe muitas mudanças no futebol português, mas no FC Porto já ninguém duvida do quão proveitoso este mercado foi para o clube, com a chegada de Tiquinho Soares, por valores a rondar os 3,5 milhões de euros. O avançado demorou algum tempo a projetar-se para um grande clube e está a ter, aos 26 anos, a primeira experiência numa equipa grande, tendo representado anteriormente Nacional da Madeira e Vitória de Guimarães, em Portugal.

Se no momento da sua contratação muitos portistas questionaram o seu valor, para representar um clube da dimensão do Porto, Soares tratou de dissipar todas as dúvidas logo na estreia. Num jogo em que os dragões precisavam de vencer para se manterem na perseguição ao Benfica e não perderem o segundo lugar para o Sporting, o avançado brasileiro mostrou serviço e com dois golos garantiu os 3 pontos para os azuis e brancos, conquistando o coração dos adeptos.

Soares caracteriza-se por ser um jogador de área, bom no jogo aéreo e que aproveita todas as ocasiões que aparecem à boca da baliza, mas o brasileiro consegue aliar estas características a uma grande mobilidade e rapidez, sendo o complemento perfeito para qualquer jogador que jogue com ele na frente.

Com a chegada do avançado ao Futebol Clube do Porto, para além de mais uma opção para a frente de ataque, os azuis e brancos podem alternar a sua tática de jogo, podendo escolher um 4-3-3, com Soares sozinho na frente, ou então um 4-4-2 , com André Silva e Tiquinho na frente.

O brasileiro também oferece ao Porto uma veia de matador, coisa que com André Silva não tem. Não pondo em causa a qualidade do internacional português, que é inegável, Soares tem características de um verdadeiro ponta-de-lança, sendo claramente um jogador de área. André Silva, pelo contrário, é um jogador  que gosta de cair nas alas e de ajudar a construir jogo, assistindo muitas vezes os companheiros, fugindo um bocado da área.

Numa altura em que Tiquinho conta já com 9 golos, em igual número de jogos, é fácil concluir que a contratação do avançado brasileiro só veio acrescentar ainda mais qualidade ao Futebol Clube do Porto, numa altura em que a equipa azul e branca pecava na eficácia, conseguindo colocar os azuis e brancos definitivamente na luta pelo título.

Advertisements