Precisa de uma escapadinha? Que tal Bruxelas?

As férias de Verão terminaram e chegou a altura de voltarmos à rotina e ao stress do dia-a-dia. Acabaram-se as idas à praia, as tardes na esplanada e as bebidas refrescantes à beira da piscina. Mas isso é motivo para desanimar? Não me parece! Porquê? Porque com o fim do Verão não são só as temperaturas que descem, o preço dos voos e dos hotéis também.

E para que aproveite o seu Outono ao máximo, o The Lux Life vai sugerir-lhe os melhores destinos europeus, a preços acessíveis, para que possa continuar a desfrutar do prazer de viajar, sem ter que prejudicar a sua carteira. 

parques-bruxelas.jpg

A primeira sugestão é, então, Bruxelas. Conhecida por ser a capital da Bélgica e da União Europeia, esta cidade na região da Flandres é muito mais do que o centro da política internacional. Bruxelas é arte, é arquitectura, é música, é natureza, é gastronomia e é, acima de tudo, diversão.

Apesar de ser uma das maiores capitais europeias, com uma extensão de 161,4 km², em Bruxelas os locais de maior interesse estão quase todos localizadas no centro da cidade, na zona do Grand Place, o que permite que os turistas fiquem a conhecer o melhor que Bruxelas tem para oferecer num dia, podendo reservar os restantes dias para conhecer outras cidades próximas.

Com os voos cada vez mais baratos, sendo possível encontrá-los por preços a rondar os 30 euros por pessoa (ou até mais barato dependendo das alturas do ano), quer a partir de Lisboa quer a partir do Porto, basta-lhe procurar as melhores datas, talvez um fim-de-semana prolongado, e partir à aventura. Aterrando no aeroporto, a melhor forma de se deslocar até ao centro é, sem dúvida, de comboio, sendo que os bilhetes se podem comprar em máquinas automáticas, por cerca de 9 euros.

Onde ficar?

NH Brussels Stéphanie

nh_stephanie-041-rooms.jpg

  • Hotel de 4 estrelas
  • Preços a partir dos 65 euros por noite
  • Localização privilegiada
  • Com elevado grau de conforto
  • Possui todas as comodidades
  • Staff prestável e atencioso
  • Avaliação de 8,4 em 10 no booking

Aloft Brussels Schuman

975eb3b0_z.jpg

  • Hotel de 3 estrelas
  • Preços a partir dos 67 euros por noite
  • Perto do centro
  • Decoração moderna
  • Óptimo serviço de bar
  • Ginásio
  • Avaliação de 4,5 em 5 no TripAdvisor

Para quem o conforto não for uma prioridade e, tendo em conta, que pouco tempo vão passar no hotel, é possível encontrar hostels e casas para alugar perto do centro por valores a rondar os 30/40 euros por noite.

O que visitar? 

Grand Place

NX-14061.jpg

Quer conhecer Bruxelas e não sabe por onde começar? Comece aqui, no local onde a parte histórica da cidade se concentra. Temos a certeza que não vai ficar decepcionado com os históricos edifícios da praça, que remontam aos séculos XIV, XV, XVI e XVII. Pela sua estética e imponência destacam-se a Câmara Municipal (Hotel de Ville), a Casa do Rei (Maison du Roi), a Casa dos Duques de Brabant, o Piegon (residência de Vitor Hugo) e a Casa da Guilda (Le Renard). Considerada por muitos uma das praças mais bonitas do mundo, é aconselhável visitá-la duas vezes, uma de dia e uma de noite, já que a iluminação nocturna lhe vai proporcionar uma experiência completamente diferente da que teve durante o dia.

Catedral de São Miguel e Santa Gúdula

dsc09534.jpg

Construído em estilo gótico, e tendo demorado quase dois séculos a construir, este é um dos edifícios religiosos mais emblemáticos de Bruxelas. Apesar de ter sido saqueada por diversas vezes a Catedral tem conseguido manter os seus atributos, impressionando pela sua arquitectura, bem como pelos fantásticos vitrais e peças esculpidas em madeira maciça, que juntamente com um imponente órgão e as estátuas em colunas fazem as maravilhas dos turistas. A entrada é grátis mas é necessário pagar uma taxa para visitar determinados sectores.

Bois de la Cambre

1200px-Le_bois_de_la_Cambre_et_le_lac.JPG

Para os apreciadores da natureza e de actividades ao ar livre, este é sem dúvida um local a visitar. Com uma extensão superior a 1km², este parque, situado na Sonian Florest, é o sítio ideal para relaxar, fazer um piquenique em família, ou até mesmo praticar desporto. Para quem procura momentos a dois o cenário também é o ideal, já que as inúmeras árvores e o lago com uma ilha no centro criam uma atmosfera romântica, que não deixa ninguém indiferente.

Galerias Saint Hubert

(Belgium)_Galeries_Royales_St_Hurbert,_Brussels.jpg

Inauguradas em 1847 pelo rei Leopoldo I, as galerias Saint Hubert são as primeiras galerias europeias, e um ponto de passagem obrigatório para quem tem dinheiro para gastar. Destacando-se pelo seu glamour e elegância, estas galerias concentram a maioria do comércio de luxo de Bruxelas e são uma grande atracção para os amantes da moda, que aqui podem encontrar lojas de referência com as colecções mais recentes. Aproveite a visita para experimentar a gastronomia belga, num dos muitos restaurantes aqui localizados, e para comprar o famoso chocolate belga.

Place St. Gery

e907c6ac-f54d-11e3-8d08-83e26d6f499f_web_scale_0.25_0.25__.jpg

Com uma enorme diversidade de bares, cafés e restaurantes, esta praça é o local onde a maioria dos jovens se concentram, e o sítio ideal para quem procura animação nocturna e provar a ilustre cerveja belga. Antes de jantar aproveite para beber um café e comer um delicioso waffle, para abrir o apetite para experimentar o prato nacional belga, os mexilhões suados com vinho e cebola.  Já que está aqui passeie pelas redondezas e visite a famosa estátua Manneken Pis, tradicionalmente conhecida como “o menino que mija”.

Atomium

tour_img-476653-70.jpg

Considerado por muitos como um dos principais símbolos de Bruxelas, o Atomium foi criado para a exposição Internacional de 1958 e representa uma rede de átomos ampliada 165 mil milhões de vezes, que pretende mostrar o avanço cientifico e o inicio da descoberta do espaço. Lá dentro é possível encontrar um museu bastante interessante do ponto de vista cultural, podendo visitá-lo por 12 euros.

 

E agora? Ainda está deprimido com o fim do verão? Então veja o seu calendário, escolha as suas datas e parta à descoberta desta maravilhosa cidade. Garantimos que não se vai arrepender.

Advertisements

Leave a Reply