Principais razões para fazer exercício regularmente

O sedentarismo é algo a que o ser humano não está habituado, mas nos dias que correm o panorama tem-se vindo a alterar, estimando-se que nos países desenvolvidos mais de dois milhões de mortes sejam causadas por um estilo de vida sedentário, e que mais de metade da população mundial não seja suficientemente ativa para recolher benefícios da atividade física.

Todos sabemos que a prática de exercício físico é fundamental para  uma vida saudável e para evitarmos problemas de saúde, por isso hoje, no The Lux Life, vamos apresentar algumas razões para fazer da prática desportiva uma rotina na sua vida.

A sua memória vai melhorar

São cada vez mais os estudos que comprovam que fazer exercício físico ajuda a melhorar a memória e a desenvolver as capacidades de aprendizagem, daí muitas vezes sentir que consegue pensar melhor depois de um bom treino. No entanto, não é aconselhável treinar intensamente imediatamente antes de um exame ou de um teste importante, pois pode ter o efeito oposto e deixá-lo mais cansado do que inteligente.

A sua confiança vai aumentar

É óbvio que a prática regular de exercício vai ajudar a melhorar a sua aparência, o que consequentemente o vai tornar uma pessoa mais confiante, mas os benefícios não ficam por aqui. O exercício pode ajudá-lo a sentir-se mais realizado e sociável, especialmente se treinar num ginásio. Mesmo que não veja os resultados no seu corpo imediatamente, o esforço vai fazê-lo sentir-se melhor, aumentando a sua confiança, o que acaba por o tornar mais atraente.

Vai saber lidar melhor com o stress

Atualmente o stress é uma constante nas nossas vidas, quer seja causado pelos assuntos comuns do dia-a-dia, quer seja causado por um problema mais sério que o preocupa, o que vai condicioná-lo e diminuir a sua qualidade de vida. Uma boa forma de combater o stress é precisamente fazer exercício físico. Estudos mostram que além das endorfinas libertadas durante a prática desportiva serem naturalmente anti-stress, fazer desporto também o ajuda a abstrair-se dos problemas e a assumir uma atitude mais positiva.

Vai dormir melhor 

Se tem problemas em dormir saiba que, de acordo com a National Sleep Foundation, fazer exercício com regularidade pode ajudá-lo a ter uma melhor noite de sono. É aconselhável treinar de manhã ou durante a tarde, já que treinar perto da hora de dormir pode tirar-lhe o sono.

Terá mais energia

Pode parecer estranho dizer que fazer exercício o deixará com mais energia quando um treino o pode deixar esgotado, mas a verdade é que o exercício físico o faz sentir mais enérgico e mais produtivo durante o dia.

Ficará doente menos vezes

Ninguém gosta de ficar doente e o exercício pode ajudar a evitar isso. Estudos recentes comprovaram que pessoas que assumem praticar desporto com regularidade têm menos 50% de hipóteses de se constipar do que as pessoas que não o fazem.

A sua esperança média de vida vai aumentar

Não é segredo para ninguém que fazer exercício físico faz bem à saúde, o que é surpreendente é o quanto o exercício consegue aumentar a sua expetativa de vida. Segundo um estudo a prática desportiva consegue ser tão eficaz como deixar de fumar, o que reflete o quão importante o exercício consegue ser.

Vai ter melhor sexo

Fazer exercício regularmente aumenta o apetite sexual, ao mesmo tempo que diminui o risco do homem sofrer de disfunção eréctil, provavelmente porque praticar desporto melhora a circulação, o que é crucial no ato sexual.

Será mais feliz 

Todos as vantagens referidas anteriormente se conjugam para uma vida mais feliz, em que o exercício físico se assume como protagonista e, de acordo com alguns estudos, as pessoas são mais felizes nos dias em que praticam exercício físico, daí ser importante dispensar com regularidade algum tempo do seu dia para treinar.

Agora de que está à espera para mudar a sua vida e começar a fazer exercício?

Advertisements