Sugestão da Semana : The Wizard of Lies

Hoje, o The Lux Life vai dar continuidade à rubrica “Sugestão da Semana”, iniciada na quinta-feira passada, com a série Prison Break, trazendo aos nossos leitores um filme que consideramos ser bastante interessante e culturalmente enriquecedor.

A sugestão desta semana é, então, o filme “The Wizard of Lies”, baseado no livro do mesmo nome de Diana B. Henriques, que conta no elenco com actores consagrados, como Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e Alessandro Nivola.

O drama, dirigido por Barry Levinson e escrito por Sam Levinson, Sam Baum e John Burnham Schwartz, retrata a história real do empresário Bernie Madoff, que criou uma das maiores empresas de investimento de Wall Street. Visto por muitos como um exemplo a seguir, o ex-consultor financeiro norte-americano acabou por ser condenado por fraude, no valor de 65 biliões de dólares, sim leu bem, 65 biliões de dólares, na sequência de uma sofisticada operação conhecida como Esquema de Ponzi.

A sua prisão apanhou todos de surpresa e levantou muitas questões, levando toda a gente a perguntar-se como é que, durante 20 anos, Madoff tinha conseguido enganar tudo e todos, escondendo as suas práticas criminosas, não só das entidades responsáveis mas também dos seus familiares mais próximos. Ao longo destes 20 anos, o consultor financeiro usou a sua empresa para criar falsas aplicações em fundos inexistentes, gerando uma fortuna avaliada em biliões de dólares e conduzindo muitas famílias à ruína, aquando da crise financeira de 2008.

Este filme biográfico, lançado em 2017 pela HBO, e que conseguiu no fim-de-semana de estreia uns notáveis 2,4 milhões de espectadores, vai deixá-lo colado ao ecrã do início ao fim, a observar a queda de um dos criminosos mais famosos da história, que foi condenado, em 2009, a 150 anos de prisão, e que hoje em dia gere um monopólio de chocolate quente dentro da prisão. A não perder!

 

 

Advertisements