Vai ter uma entrevista de emprego? Saiba como impressionar e conseguir o trabalho!

Poucos segundos são mais do que suficientes para causar uma primeira impressão e. numa entrevista de emprego, esses primeiros segundos vão revelar-se cruciais no momento da decisão do entrevistador. Já que é muito mais fácil conseguir o emprego quando se começa bem, o The Lux Life vai deixar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a causar uma boa primeira impressão e a conseguir o emprego que pretende.

Sendo uma entrevista um momento de alguma tensão, que pode definir o nosso futuro, é natural que a vontade de impressionar e o desejo de conseguir o emprego, criem algum nervosismo, mas o primeiro passo para conseguir alcançar o seu objetivo, é precisamente controlar esse nervosismo. Para conseguir isso nada melhor do que ir preparado para todas as questões que lhe possam colocar. Uma boa preparação cria confiança, lembre-se disso!

#Apresentação

Todos nós sabemos que nos dias de hoje a apresentação é muito valorizada, especialmente em determinados tipos de emprego, existindo inclusive uma relação entre os cuidados de beleza e o salário que se aufere, como pode recordar aqui. Se o seu potencial emprego é um deles, não se esqueça de dedicar algum do seu tempo a preparar o seu visual. Cuide do seu rosto, opte por um penteado mais profissional, escolha o outfit adequado (dependendo do cargo para o qual está a concorrer pode optar por um visual mais formal, ou mais descontraído, mas sempre com um ar profissional) e não se esqueça de usar um bom perfume. Caso a posição para a qual vai ser entrevistado, não exija esse tipo de cuidados, aproveite para marcar a diferença relativamente aos outros candidatos, somando pontos nessa área.

#Pesquisa

A falta de preparação, é um dos problemas mais apontados pelos entrevistadores para o falhanço dos candidatos nas entrevistas. Por esse motivo, é essencial investir o seu tempo a fazer alguma pesquisa sobre a empresa e o cargo para o qual se candidata, para que possa impressionar o entrevistador com o seu conhecimento, sobre o funcionamento e os valores da empresa. Se estiver bem preparado, poderá ainda fazer questões pertinentes, que vão mostrar que está interessado e o vão ajudar a destacar-se dos outros.

#Postura

Sente-se com uma boa postura enquanto está na sala de espera. Leve tudo o que precisa organizado para que possa deslocar-se com facilidade para a sala de entrevistas quando for chamado. Quando o entrevistador o chamar não vai querer parecer desorganizado.

#Confiança

Uma das coisas mais importantes para deixar uma boa primeira impressão é parecer confiante, mesmo quando se está nervoso. Um aperto de mão firme, uma atitude positiva (um sorriso é essencial) e olhar nos olhos do entrevistador enquanto fala, são algumas técnicas que o vão ajudar a projetar confiança. Ao longo do seu discurso, procure mostrar-se entusiasmado com a oportunidade que lhe está a ser dada e com o que o futuro lhe reserva a si e à empresa.

#Pontualidade

Não há uma boa primeira impressão sem pontualidade, mas procure não chegar demasiado cedo, pois isso demonstra ansiedade, e não é essa a imagem que quer passar. O ideal é chegar entre cinco a dez minutos antes da entrevista.

#Personalidade

À medida que vai falando com o entrevistador, tente mostrar um pouco da sua personalidade. Dê a sua opinião acerca dos assuntos e mostre que sabe pensar por si. Nunca diga só aquilo que sabe que o entrevistador quer ouvir. Ele vai valorizar o facto de dizer o que pensa. Tenha em atenção que, numa entrevista, nenhuma pergunta é fruto do acaso, por isso aproveite as perguntas sobre interesses pessoais, hobbies e sobre o que vai fazer no próximo fim-de-semana para ser criativo e se mostrar uma pessoa interessante. Toda a gente quer trabalhar com pessoas de que gosta, e estas perguntas são uma oportunidade para fazer o entrevistador gostar de si.

#Clareza

Sentou-se à mesa com o entrevistador, apertou-lhe a mão firmemente, falou-lhe nos olhos e foi sorrindo ao longo da conversa, mas atrapalhou-se na hora de falar de si e do seu percurso? Isso é um erro bastante comum e que diminui as suas chances de ser contratado. Para evitar que isto lhe aconteça outra vez faça um esquema mental com aquilo que quer dizer e apresente um discurso direto, conciso e natural. É essencial demonstrar que está à vontade a comunicar, e que não se confunde na hora de o fazer. Tenha presentes os seus pontos fortes e não se iniba na hora de falar sobre eles. Mostre que é a pessoa indicada para o trabalho.

entrevista-de-emprego-capa

Para terminar dê uma limpeza às suas redes sociais e elimine tudo o que o possa prejudicar profissionalmente. Lembre-se que muitas empresas investigam as redes sociais dos candidatos antes da entrevista. Mostre-se também como uma pessoa motivada, que encontra facilmente solução para os problemas, com vontade de aprender e que não desiste perante as dificuldades. Essas características são muito valorizadas no mundo profissional. Agora resta-lhe aproveitar as dicas do The Lux Life, e arrasar na sua próxima entrevista de emprego.

 

 

 

 

Advertisements

2 Comments on “Vai ter uma entrevista de emprego? Saiba como impressionar e conseguir o trabalho!”

Comments are closed.